Prefeitura de Belém e Unama oficializam o repasse de prédio para o município

Prefeito Edmilson Rodrigues e membros da gestão municipal e do corpo jurídico da Unama assinam termo de concessão do imóvel à prefeitura de Belém.

A Prefeitura de Belém e a Universidade da Amazônia (Unama) oficializaram na tarde deste quinta-feira, 18, o repasse do prédio da instituição de ensino, na Senador Lemos, para o município.

O ato foi no Palácio Antônio Lemos (primeiro encontro no Gabinete do Prefeito após a reforma). O documento foi assinado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo assessor jurídico da Unama, Eduardo Brasil.

O prédio vai abrigar as novas sedes da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Superitendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que, atualmente, funcionam em imóveis alugados (respectivamente: na avenida Duque de Caxias e no IT Center).

O prefeito Edmilson Rodrigues declarou: “Para a cidade é muito importante esse imóvel. Uma vitória a criação desse centro integrado. Além disso, teremos dois órgãos funcionando no mesmo lugar, o que vai facilitar o acesso para a população”, disse o gestor.

O Procurador-geral de Belém, Gustavo Brasil, afirma que a aquisição do imóvel se deu para “buscar solução de diversos conflitos para avançar nas demandas do município. Uma das maiores envolvia a área da Unama, e este ano conseguimos conduzir um acordo para pagamento de parte do tributo e a cedência da propriedade que servirá de sede para diversos órgãos municipais”.

Repasse

O prédio foi passado para a administração municipal por meio de um acordo judicial com os proprietários da universidade. Com isso, a Prefeitura de Belém economizará R$ 160 mil em aluguéis. “Em nome da Unama, é de grande satisfação estarmos ajudando a população de Belém de forma geral, cedendo o prédio para um bem maior”, explicou Eduardo Brasil.

Victor Miranda