Nota de Pesar – Egydio Machado Salles Filho

A Procuradoria Geral do Município de Belém lamenta profundamente a partida prematura do grande advogado, professor e ex-Secretário Municipal, Dr. Egydio Machado Salles Filho (1953-2020).

O Dr. Egydio comandou a instituição entre os anos de 1997 e 2004, gestão até o presente lembrada. Foi sob sua direção que a então Secretária Municipal de Assuntos Jurídicos expandiu suas atribuições para além da representação jurídica do Município, passando a atuar na promoção de Direitos Humanos, sustentando em sua estrutura conselhos municipais destinados a essa finalidade. Também sob seu comando foi pensada a carreira de Procurador Municipal, tendo sido realizado seu primeiro concurso.

Recentemente ele concedeu uma entrevista ao Centro de Estudos da PGM a respeito de seus anos à frente da Secretaria, tendo sido possível preservar uma parte dessa história de vida e da própria instituição.

Não é exagero dizer que é um dos percursores e patronos do que viria a se tornar a PGM de hoje.

Deixa, entre o corpo de Procuradores e servidores do órgão admiradores, colegas e muitos amigos que o levarão consigo ainda adiante. Deixa a lição de como ser um grande profissional e defender enfaticamente o interesse público.

A PGM apresenta suas condolências à família e à comunidade belenense enlutada com sua partida.