Estreitar parcerias entre as instituições por meio de cooperação. Este foi o motivo da reunião entre o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região – Pará e Amapá com a Prefeitura de Belém nesta sexta-feira, 18, na sede do órgão, localizada na capital paraense.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o Diretor-Geral da Procuradoria Geral do Município, Rosemiro Canto, e o presidente do TRT-PA/AP, desembargador Marcus Augusto Maia; a vice-presidente, desembargadora Ida Sirotheau Braga; e a corregedora regional, desembargadora Maria Zuíla Dutra se reuniram para debater sobre parcerias futuras, entre elas, a implantação do ônibus do órgão judicial, para oferecer serviço aos bairros e distritos de Belém.
O apoio da Prefeitura para a implantação de um Ponto de Inclusão Digital do TRT no distrito de Mosqueiro foi outro assunto que constou na agenda da reunião. O prefeito Edmilson Rodrigues se comprometeu colaborar com o órgão da Justiça do Trabalho para melhorar o atendimento aos moradores da ilha.
Combate ao trabalho infantil – No encontro, a presidência do TRT da 8ª Região solicitou à Prefeitura de Belém a contribuir, por meio dos órgãos municipais, de uma pesquisa que o tribunal pretende fazer para apresentar o cenário atual do trabalho infantil na capital paraense, um levantamente fundamentado com dados específicos para nortear as ações de combate à exploração da mão de obra infantil.
A reunião entre a Prefeitura de Belém e o TRT/Pará e Amapá encerrou com a assinatura da renovação do acordo de cooperação técnica que permite com que servidores do TRT, indicados pela presidência do órgão, acessem parte do sistema da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), para dar celeridade aos processos que tramitam pelo órgão e que necessitam de informações tributárias do município.
“Com essa parceria entre Prefeitura e a Justiça do Trabalho da nossa região, quem ganha é o cidadão de Belém. Estamos dispostos a contribuir dentro do que for possível com o judiciário trabalhista no território de Belém”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues.