Com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento oferecido aos moradores de Belém e servidores municipais, a Prefeitura de Belém, por meio da Procuradoria Geral do Município de Belém (PGM) e Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), realizou um seminário, nesta terça-feira, 5, para a apresentação e utilização da plataforma de inteligência artificial baseada no modelo Google Gemini.
A plataforma, desenvolvida pela Startup Interceleri, é uma ferramenta generativa aliada a um serviço de colaboração e produtividade em nuvem, ou seja, que pode ser acessada e alimentada de maneira remota pelos servidores. A partir dela, a PGM visa uma série de objetivos, entre eles, integrar diferentes tipos de informações relevantes ao órgão municipal, criar bancos de dados e desenvolver protocolos que auxiliem na análise de processos administrativos e judiciais.
“As tecnologias estão avançando cada vez mais para facilitar e agilizar o funcionamento de diversos serviços, tanto em empresas privadas, quanto na administração pública. A adoção de meios inovadores como este, colabora e otimiza as análises processuais, garantindo, assim, celeridade nas respostas e serviços prestados pela PGM à cidade e seus habitantes”, destacou o procurador-geral de Belém, Gustavo Brasil, durante a apresentação.
O serviço conjunto inclui também oferta de cursos para treinar e capacitar os servidores e servidoras do órgão, com o intuito de que utilizem todas as funcionalidades da plataforma de maneira fácil e ágil.
Pioneirismo
O presidente da Cinbesa, Antônio Paracampo, destacou o pioneirismo da Procuradoria Geral do Município ao adotar o uso de ferramentas digitais para colaborar com a melhora dos serviços oferecidos pela Prefeitura.
“Esta parceria dá continuidade à transformação digital que a Cinbesa vem desenvolvendo ao município de Belém. A PGM é o primeiro órgão da administração pública municipal a implementar o uso desta ferramenta e a Cinbesa também se coloca à disposição dos demais órgãos, secretarias e coordenadorias, visando sempre melhorar o atendimento à população da cidade”, informou Paracampo.
Texto: