Ativista racial debate com a Prefeitura de Belém políticas públicas antirracistas

O ativista internacional antirrascista senegalês Mamadou Ba está em Belém e, na manhã desta quinta-feira, 24, foi recebido pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, no gabinete da Prefeitura. O objetivo do encontro foi debater sobre as políticas raciais realizadas na capital paraense que, na avaliação do visitante, em muitos casos se semelham às mundiais.

Entre os assuntos levantados na reunião, estão a preservação da cultura e religiosidade do povo negro na cidade e a proteção da única comunidade quilombola de Belém: a Sucurijuquara, localizada no distrito de Mosqueiro.

“Sua presença aqui é importante, pois nos permite refletir politicamente e mostra que o problema racial é global”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues a Mamadou Ba, durante o encontro, que contou também com a presença de outras personalidades ligadas à temática, como a professora e pesquisadora Zélia Amador de Deus e a titular da Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant), Elza Rodrigues.

A secretária de Administração de Belém, Jurandir Novaes, e o Procurador Geral do Município, Gustavo Brasil, também participaram da visita que o ativista racial fez ao prefeito.

Fabricio Lopes