Prefeitura de Belém revitaliza edifício Maria de Lourdes para se tornar sede da PGM em benefício da população

A obra conta com a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), vai entregar o edifício Maria de Lourdes para abrigar diversos serviços da Procuradoria-Geral do Município (PGM), na Campina, totalmente reformado. Os investimentos são de R$ 500 mil e as obras já avançaram em 97%. A entrega está prevista para o final deste mês de junho.

O prédio antigo e histórico está localizado na avenida Presidente Vargas, 413, entre Ó de Almeida e Aristides Lobo. E a obra conta com a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

O secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, destaca que a obra é de enorme valor para Belém, à Prefeitura e para os cidadãos.

Traços arquitetônicos originais

“Os serviços feitos pela Seurb têm garantido os traços arquitetônicos originais do prédio. As reformas e revitalizações dos prédios antigos e históricos são importantes, porque ajudam na preservação da história e memória da nossa cidade. Além do prédio Maria de Lourdes, a Seurb vai revitalizar o casarão Higson, onde funcionava a Secretaria Municipal de Finanças, no Centro Comercial, para se tornar sede do Centro de Inovação e Bioeconomia de Belém”, destaca.

Segundo o engenheiro civil da Seurb e responsável pela obra, Armando Moura, o prédio já recebeu serviços de demolição de pisos em lajota cerâmica, demolição de revestimentos nos banheiros e assentamento de porcelanato. Falta ainda a execução do piso em porcelanato, no terceiro pavimento.

O procurador-geral do município de Belém, Gustavo Brasil, ressalta sua alegria e satisfação pelo avanço das obras executadas pela Seurb.

“É com muita alegria e satisfação que vemos esta obra para a Procuradoria-Geral e para o Município de Belém. Será uma sede própria, reformada para que a PGM possa exercer melhor suas atividades, essenciais para auxiliar o funcionamento da cidade. Com ela, o cidadão também terá um melhor local de atendimento, e os servidores e procuradores terão um melhor local de trabalho”, afirma Brasil.

Melhor atendimento

Cristina Gomes é assessora superior da Procuradoria Fiscal e também está nas expectativas da entrega do prédio para atender, melhor ainda, os cidadãos.

“Nossa expectativa para receber o novo prédio é, principalmente, para dar atendimento, ainda melhor, aos nossos contribuintes e também para todos os servidores, porque isso reflete no serviço à população, que fica melhor atendida. Com a nova instalação vamos conseguir essa condição de trabalho e atendimento”.

Marcos Alexandre, encarregado de obras no prédio, fala da alegria com os trabalhos que ele ajuda a fazer no local.

“Fico feliz em contribuir com a obra neste prédio, porque é um patrimônio de Belém, porque estamos tentando manter as antigas construções: as soleiras, janelas, caixilhos. Que esta reforma seja bem aproveitada e ajude a manter o prédio bonito por muito tempo”, conta o trabalhador.

Cleide Magalhães

Colaboração: